sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

N Idéias, comunicação, ponto.


O post de inauguração do blog da N Idéias não poderia deixar de falar um pouco sobre a história da agência. E falar da agência é falar um pouco sobre o seu fundador, Neto.

O Neto é um cara simples. Dá migalhas de pão aos passarinhos, aprecia os sabiás no seu canto matinal, identifica se um cachorro está pensando sobre a origem da vida pelo seu latido, verifica a posição da Terra no universo pela posição da estrela polar ao meio dia, enfim, um escoteiro urbano de primeira linha.

Começou a ilustrar em 1910, tendo ensinado, posteriormente, os segredos de um desenho bem feito a Walt Disney. Criou, em 1933, um projeto animado chamado Blíblia Só Para Baixinhos que fracassou devido a uma profecia de seu antigo colega de quarto na juventude, Nostradamus, que dizia que o budismo iria se espalhar pelo mundo a partir da segunda metade da década de 30. Mais tarde foi confirmado que ele trocou budismo por nazismo em suas profecias durante uma noite de bebedeira e o nosso querido ilustrador enterrou aquele que seria o maior projeto animado da história no fundo da sua alma amargurada pelo erro do antigo amigo.

A partir da década de 70, ele se deixou levar pelo frenético balanço da Disco Music, tendo criado todos os grafismos e estilos visuais que garantiram a psicodelia exagerada de uma geração inteira. Porém, Neto não estava satisfeito com a sua obra e, a partir da década de 80, resolveu navegar pelas agitadas marés do mundo publicitário, mais precisamente de uma Uberlândia ainda não muito publicitária. Chegou ao auge da incompreensão de seus dons artístico-publicitários quando os seus clientes não aprovaram n idéias geniais, que acabaram sendo aproveitadas pela concorrência, como por exemplo: trigêmeos com as iniciais DDD, para a CTBC; um siri mostrando o traseiro, para o Guaraná Mineiro; uma garota ganhando o seu primeiro sutiã, para o Center Shopping e muitas outras.

Desiludido, resolveu seguir carreira solo ilustrando anúncios para os mais diversos clientes com empenho máximo, tudo em nome de um capitalismo saudável e de uma concorrência mais justa. Nascia, assim, a N Idéias, sua organização secreta repleta de jovens talentos com QI acima de 250 que planejam dominar Uberlândia até a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Mas isso já é assunto para outro post.
Senta que lá vem história

Brunno Lacerda
Redator da N Idéias

2 comentários:

Unknown disse...

O Neto é um profissional e tanto, vale muito a pena conhecer o seu trabalho como publicitário e como artista.
Eu sou suspeita pra dizer né, mas ele é o cara! hehe
Não só como profissional, mas também como pessoa, com um coração gigante!!

Nesse meu primeiro comentário, quero deixar aqui meu orgulho de fazer parte da equipe N Idéias a um ano e 2 meses e agradecer todos os aprendizados que tive e os momentos felizes que passei aqui!

Agora vou fazer meus posts tb, rs...

ps: sua história ficou show hehehehe

Larissa Campos

Unknown disse...

Não sei qual bebida que esse menino bebeu!!!!!